segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Estudo do dia 04.12.2010

A Indulgência

16. Espíritas, queremos falar-vos hoje da indulgência, sentimento doce e fraternal que todo homem deve alimentar para com seus irmãos, mas do qual bem poucos fazem uso.
A indulgência não vê os defeitos de outrem, ou, se os vê, evita falar deles, divulgá-los. Ao contrário, oculta-os, a fim de que se não tornem conhecidos senão dela unicamente, e, se a malevolência os descobre, tem sempre pronta uma escusa para eles, escusa plausível, séria, não das que, com aparência de atenuar a falta, mais a evidenciam com pérfida intenção.
A indulgência jamais se ocupa com os maus atos de outrem, a menos que seja para prestar um serviço; mas, mesmo neste caso, tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possível. Não faz observações chocantes, não tem nos lábios censuras; apenas conselhos e, as mais das vezes, velados. Quando criticais, que conseqüência se há de tirar das vossas palavras? A de que não tereis feito o que reprovais, visto que estais a censurar; que valeis mais do que o culpado. O homens! quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos? Quando só tereis olhares severos sobre vós mesmos?
Sede, pois, severos para convosco, indulgente para com os outros. Lembrai-vos daquele que julga em última instância, que vê os pensamentos íntimos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou condena o que relevais, porque conhece o móvel de todos os atos. Lembrai-vos de que vós, que clamais em altas vozes: anátema! tereis, quiçá, cometido faltas mais graves.
Sede indulgente, meus amigos, porquanto a indulgência atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta e irrita. - José, Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)

Durante a reunião fiquei imaginando qual o significado da palavra "INDULGÊNCIA", no dicionário, então achei interessante incluir a consulta realizada no dicionário Aurélio online.

Significado de Indulgência

s.f. Facilidade em perdoar os erros dos outros: mostrar indulgência. / Clemência, tolerância. / Indulto, perdão. / Teologia Católica Remissão de castigos temporais provocados por pecados cuja culpa já tenha sido perdoada. &151; Certas formas de oração são o meio mais comum de se ganhar indulgências na igreja. Outros meios são o jejum, a doação de esmolas e, algumas vezes, a peregrinação.

Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Indulgencia

Outras citações:

Na Wikipédia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Indulg%C3%AAncia

No site do Vaticano: http://www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20000129_indulgence_po.html
Todos lave a pena ver e conferir.

Quanto aos comentários

Algo que esteve presente em todas as citações foi o quanto se pratica a indulgência, seja de nós para com os outros ou vice-versa, outro ponto muito bem abordado e colocado de forma muito clara por um dos participantes se refere ao fato de que o evangelho está direccionado para os dois lados, uma vez que sempre existira uma ação e uma reação. Temos por habito nos colocar como vitimas e esquecemos de avaliar o que levou o outro a agir de forma a te ofender, constranger, ou agir sem "INDULGÊNCIA" para com a nossa pessoa.

Conclusão:

Orai e vigiai, antes de apontar ou condenar alguém vamos lembrar que todos estamos em estado de evolução e as vezes se colocar no lugar do outro e avaliar nossas atitudes poderá fazer toda diferença.

Uma ótima semana a todos, repleta de Luz e Paz com as Bênçãos do Plano Superior!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário