quinta-feira, 24 de março de 2011

BULLIYNG NÃO É BRINCADEIRA
BULLYING
É TODA FORMA DE VIOLÊNCIA, DE AGRESSÃO FÍSICA OU VERBAL.
A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de 10 anos na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídio de adolescentes.
Bullying: termo em inglês usado para caracterizar atos de violência física e/ou psicológica de maneira intencional e repetida com o objetivo de intimidar ou expor uma pessoa diante de um grupo. A origem da palavra Bullying vem do termo bully que significa "valentão". Sim é essa a intenção de usar a palavra para indicar o comportamento característico de bullying: aquela famosa cena de um garoto ou um grupo de garotos "valentões" que ameaçam e intimidam os colegas na escola.
Trata-se de forma de exclusão escolar e por extensão social, perversa e cruel, já que, normalmente, colegas de escola freqüentam muitas vezes os mesmos lugares, tais como cursinhos de inglês, academias de ginástica, shopping centers e festinhas, estando em contato certamente grande parte do dia, inclusive fora das escolas.
Bullying é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bullying é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imaginam duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter.
COMO ACONTECE?

  Agredindo;                                
  Batendo;                                    
  Chutando;                                 
  Colocando apelidos;               
  Discriminando...
  Empurrando;                           
  Excluindo                                
  Ferindo;
  Humilhando;
   Isolando;
  Ofendendo;
  Perseguindo;                           
   Roubando;
  Zoando;

Como acontece o bullying escolar? Ocorre quando um grupo de colegas de uma mesma escola, freqüentemente da mesma turma, promove uma segregação, de forma repetitiva, tentando isolar um dos membros da turma, seja este membro rapaz ou moça, de forma que este fique isolado e sem ambiente na turma, o que gera muitas vezes na vítima, depressão, apatia, falta de motivação, baixa do rendimento escolar, falta de apetite e tendência ao isolamento (passa a não ter prazer em sair de casa ou a se relacionar com as pessoas) e vontade de trocar de escola.
Alunos "esforçados" (também chamados de Nerds) geralmente sofrem  represálias por parte de seus colegas em geral por características intelectuais e não físicas. Estas atitudes são comportamentos típicos de alunos em sala de aula.
    Brincadeiras próprias da idade?
 Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e  partiu para internet e ganhou força.
A nova prática recebeu o nome de “Cyberbullying” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, MSN, etc.
A motivação para essa conduta tem muitas causas, mas poderíamos relacionar algumas que nos parecem as mais freqüentes: busca de poder no grupo (necessidade de dominar), egoísmo, vaidade, sedução, insegurança, necessidade de chamar a atenção para si, segregação racial, segregação de classe social (aluno bolsista) etc.
”Todos sabemos que a criança para o seu pleno desenvolvimento necessita sentir-se amada, valorizada, aceita, incentivada à auto-expressão e ao diálogo, incentivada a pratica religiosa, principalmente na adolescência, porém a noção de limites precisa e deve ser estabelecida com firmeza e, sobretudo com coerência. Mas observam-se, na sociedade atual, crianças as quais são criadas dentro de padrões de liberalidade excessiva, sem limites, sem noções de responsabilidade, sem disciplina, sem religião e muitas vezes sem amor; estas serão aquelas com maior tendência aos comportamentos agressivos, tais como o bullying, pois foram mal acostumadas e por isso esperam que todos façam as suas vontades e atendam sempre às suas ordens.
Devemos ressaltar que o apoio da família, neste momento, é fundamental, entretanto é necessário ter prudência, pois num primeiro momento o sentimento que predomina é o da retaliação, ou mesmo da vingança. Mas a Doutrina Espírita nos ensina que violência gera violência, ou que o ódio gera mais ódio ainda, lembrando a frase do Apóstolo Paulo de Tarso: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.”
Gostaríamos de lembrar como aprendemos na Doutrina Espírita, que nada acontece por acaso, e sendo assim tudo na vida encerra um ensinamento e, portanto, concorre para o nosso crescimento; dentro desta visão, as crianças que sofrem esta prática de assédio moral, podem estar passando por um processo de aprendizado, que as impeça de se comportarem desta forma com os outros no futuro, e ao mesmo tempo, podem estar sendo incentivadas à humildade (do latim HUMUS = terra fértil para a colheita) e a solidariedade, práticas das quais poderiam estar se afastando lentamente, em razão do mundo atual mostrar-se muito egoísta, cruel e algumas vezes prepotente, onde a imoralidade e a falta de ética são coisas corriqueiras.
Lidar com as adversidades da vida requer vontade, fé, serenidade e coragem (cor = coração), lembrando ainda que: “A vontade é a mola do mundo, mas o amor é a manivela”, e relembrando Joanna de Angelis” Só o amor transforma conhecimento em sabedoria”.
E, para encerrar, como espíritas deveram estar sempre atentos para os atos de nossos filhos, para que não façam aos outro o que não gostariam que lhes fizessem. Podemos nos basear no exemplo de Eurípedes Barsanulfo que, em sua escola Espírita em Sacramento, a primeira do Brasil, no início do século XX, dizia que não se satisfazia em criar cidadãos para a sociedade, mas que procurava criar filhos de Deus. A explicação é simples: filhos de Deus respeitam tudo que é criação de Deus, são, portanto, éticos e ecologicamente corretos, pois são incapazes de destruir o que Deus criou, respeitando assim a natureza e os seus semelhantes.
Ações cristãs
  DIGA NÃO À VIOLÊNCIA, AO BULLYING!
  VAMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR, COM MAIS AMOR!
  COMECE EM CASA E LEVE POR ONDE PASSAR (NA ESCOLA, COM OS AMIGOS...)
  LEMBRE-SE DE QUE JESUS SEMPRE SABE O QUE VAI AO NOSSO CORAÇÃO, CONVERSE COM ELE EM SUAS ORAÇÕES. ELE SEMPRE NOS MOSTRA O CAMINHO A SEGUIR.
PAZ E LUZ.
EQUIPE DE PSICÓLOGOS DO C.E. JESUS É O CAMINHO.
Março 2011.

BIBLIOGRAFIA:
  O livro dos Espíritos – Allan Kardec.
  Amor Imbatível Amor - Joanna de Angelis – psicografia de Divaldo Franco.
  HTTP: // www.bullying.com.br
  Paulo E Estevão; Emmanuel – psicografia de Francisco Cândido Xavier.

 
O texto acima nos foi enviado pela equipe CE JESUS É O CAMINHO.
A toda a equipe de psicologas, nosso muito obrigado pela belissima apresentação.
Visite o SITE: http://cejesuseocaminho.com.br/portal/

Abaixo outros artigos que tratam do assunto.

Gente que faz a diferença:


Jornal o Espirita

Fenômeno bullying e a Educação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário